ITABIRITO REALIZARÁ CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DE MAIS UM MONUMENTO NATURAL NA SERRA DA MOEDA

No dia 07 de agosto de 2020, sexta feira, às 14 horas, a Prefeitura de Itabirito realizará consulta pública on-line para criação de uma unidade de proteção integral municipal na Serra da Moeda, às margens da BR040.


Localizada em Ribeirão do Eixo, no Município de Itabirito, a Prefeitura pretende instituir um Monumento Natural Municipal na Serra da Moda, em razão da relevância hídrica e exuberante beleza cênica da região. Para atingir esse objetivo, exige-se a realização de estudo técnico (anexo) e consulta pública (07/08), com o objetivo de discutir a localização, dimensão e limites mais adequados da unidade de conservação.

O estudo técnico encontra-se disponível no link anexo e a área proposta para preservação corresponde a 320,771 ha. A categoria proposta para proteção é o Monumento Natural, que tem o objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

A reunião será realizada on-line, por vídeo conferência, que será transmitida ao vivo nos canais de comunicação da Prefeitura de Itabirito. Mais informações no link anexo.


MAIS SOBRE A SERRA DA MOEDA

A Serra da Moeda, capilaridade da Serra do Espinhaço (Reserva da Biosfera), possui uma extensão que abrange oito municípios mineiros, a saber: Brumadinho, Moeda, Belo Vale, Jeceaba, Congonhas, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima. À sua margem leste se encontram em sequência os municípios de Nova Lima, Itabirito e Ouro Preto. Já a oeste estão os municípios de Brumadinho, Moeda e Belo Vale, onde alcança seu ponto mais elevados. As variações altitudinais são entre 700 e 2.000 metros acima do nível do mar e está situado na região das nascentes dos rios das Velhas (a leste) e Paraopeba (a oeste), ambas afluentes do Rio São Francisco.
Ocupa uma região estratégica em relação aos recursos hídricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A excelente qualidade físico-química de sua água, a torna favorável ao consumo humano e diminui os gastos com seu tratamento.

CORREDOR ECOLÓGICO - OUTRAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL

Caso a proposta seja aprovada, será possível oferecer a proteção efetiva de parte dos recursos hídricos da Serra da Moeda, que servem para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, a unidade pode proporcionar a formação de um corredor ecológico com outras unidades de conservação de proteção integral existentes na Serra, o que possibilita a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.
Conheça algumas unidades de proteção integral existentes na Serra da Moeda:
a) o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, instituído pelo Decreto Estadual 36.071/1994, nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité
b) o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, instituído pelo Decreto Estadual 45.472/2010, nos municípios de Itabirito e Moeda;
c) o Monumento Natural Municipal da Mãe d’Água, em Brumadinho, instituído pelo Decreto Municipal 087/2012, com área ampliada pelo Decreto Municipal 059/2013; e
d) o Monumento Natural Municipal da Serra da Calçada, em Nova Lima, instituído pelo Decreto Municipal 5.320/2013.


Créditos: Weder Veríssimo
Foto aérea de 21 de julho de 2020