QUILOMBOS





   No entorno da Serra da Moeda há várias comunidades remanescentes de quilombos. A Comunidade quilombola de Sapé possui cerca de 50 casas e uma Capela dedicada a São Vicente de Paula. 


   Foi fundada no século XVIII, localizada no Distrito de São José do Paraopeba, Brumadinho, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares. Têm cerca de 200 habitantes, todos negros, e se manteve isolada do contexto cultural econômico das regiões vizinhas, preservando seus costumes e seus troncos raciais, através de casamentos entre parentes .

   A comunidade teve origem no final do regime escravista quando os negros da região, principalmente advindos da Fazenda dos Martins (foto no blog), reuniram-se sob a liderança do ex-escravo João Borges para viver em comunidade.
João Borges, que era escravo da Fazenda do Carmo, em São José do Paraopeba, havia recebido de seu ex-senhor, o Major Jacinto Gomes do Carmo, um pequeno lote de terras para seu sustento e de sua família. Foi nesse pequeno lote de terras de João Borges que se implantou a Comunidade do Sapé .

   Essas comunidades quilombolas têm como característica principal a descendência de escravos e a preservação de seus costumes e tradições. . Vale esclarecer que a denominação “quilombo”, neste caso, é imprópria. “Quilombo” significa uma comunidade formada por escravos fugidos. Mas não foi o que ocorreu em Sapé, uma vez que este teve origem em razão de escravos alforriados. Os negros libertos da região, especialmente os da “Fazenda dos Martins”, reuniram-se sob a liderança de um escravo João Borges para viverem em comunidade; de outras fazendas vieram mais escravos em liberdade.

   Existem outras comunidade na região que estão regularizando sua condição de quilombolas, como a comunidade de Marinhos, Ribeirão, Maçangano, Rodrigues e Casinhas, todas serão impactadas pelo empreendimento da mina Serrinha.

   Baseado em textos publicados dos seguintes autores e/obras: Elisa Vignolo Silva, Luana Carla Martins, Maurício Eustáquio de Paula, Décio Lima Jardim e Márcio Cunha Jardim  - Histórias e riquezas do município de Brumadinho (publ. Pref. Brumadinho em 1982) e site: http://www.portaldebrumadinho.com.br.
A foto acima foi retirada no encontro de congado em Rodrigues acima representado pela da guarda de Congo e Moçambique de Sapé, maio de 2010 (Beatriz Vignolo Silva).