CELEBRAÇÕES



O calendário de celebrações das comunidades do entorno da Serra da Moeda contempla inúmeros eventos religiosos, manifestações folclóricas e festejos de colheitas. Aqui nos limitaremos a comentar apenas as celebrações que sofrerão diretamente os impactos do empreendimento da mina Serrinha.

Muitas das festas religiosas que ocorrem na região são celebradas há centenas de anos, como é o caso da Festa de São Sebastião e Divino no município de Brumadinho; da Festa de Santana do Paraopeba, município de Belo Vale e Festa de São Caetano, município de Moeda.

As festas religiosas de devoção a Nossa Senhora do Rosário tiveram origem no Brasil colônia e se deve as contribuições da cultura africana. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é a principal associação fundada por africanos e seus descendentes. Esta Irmandade engloba os santos negros: Nossa Senhora Aparecida, Santa Efigênia e São Benedito. Na região da Serra da Moeda havia um expressivo número de escravos e de afro descendentes, por isso há a presença significativa de festas em homenagem a esses Santos. Geralmente, ligados a estas celebrações estão manifestações como as cavalhadas, as danças de Congo, de Marujos e de Moçambique.

Na região em questão podem ser destacados os vários grupos de Congado ligados aos cultos religiosos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário a aos santos negros. O ritual de Congado realizado no povoado quilombola de Sapé (foto ao lado), em Brumadinho, é composto pela guarda de Moçambique. Este tem a duração de três dias, geralmente iniciando-se em uma sexta-feira e terminando no domingo. Em todos esses dias há fartura de comidas e bebidas.

A Festa do Divino também pode ser considerada uma festa religiosa com características derivadas do processo histórico da região. Podemos citar o caráter pomposo que a festa possui em razão do período de abundancia de ouro na região das Minas. A Festa do Divino celebra a descida do Espírito Santo aos apóstolos na Terra, e é realizada no sétimo domingo depois da Páscoa. Após a cerimônia de escolha do imperador e imperatriz, são organizadas as folias que passam a percorrer as casas em busca de doações para custear a festa. O festejo conta com missas, banda de música da própria região, barraquinhas de comidas no adro da Igreja, além de muita animação e alegria de seus participantes.

A Festa do Rosário que ocorre em Piedade do Paraopeba (citada acima), no mês de novembro, e inicia-se com uma novena que se encerra no sábado, quando sai a procissão da Igreja matriz com a imagem da Santa e percorre até a Igreja do Rosário. No domingo tem missa e encontro das outras guardas.

O jubileu de Nossa Senhora de Piedade ocorre também em Piedade do Paraopeba, na Igreja Matriz, e acontece há mais de 100 anos, sendo que a imagem foi trazida para a região em 1710

O povoado de Santana do Paraopeba, em Belo Vale, prepara todos os anos, nos dias 25 e 26 de julho a Festa de Santana, ocasião em que a igreja é aberta para visitação. Existe uma família que é responsável pela chave da igreja há cinco gerações.

A Festa de São Caetano, realizada todo primeiro final de semana de agosto, é tão antiga quanto à festa de Santana. Em 2006 foram comemorados os 300 anos da chegada da imagem de São Caetano à região de Moeda Velha, no município de Moeda. Ao lado da Igreja de São Caetano está o complexo de ruínas da casa clandestina de fundição de moedas, que citamos acima.

As folias de reis, propriamente do meio rural, estão presentes em praticamente todas as comunidades do entorno da Serra da Moeda. Esta celebração folclórica ocorre entre o natal e o dia 6 de janeiro. Nestes dias seus participantes passam de casa em casa cantando e recolhendo donativos para as festas.

As festas juninas celebram Santo Antonio, São João e São Pedro e estão presentes em praticamente todos os povoados e distritos de Brumadinho e região.Algumas festas de colheita foram criadas recentemente devido ao fato da comunidade ter se especializado na produção de algum artigo, como é o caso da festa da mexerica poncã (ou Ponkan), em Melo Franco , Brumadinho, que acontece uma vez por ano, no mês de Julho. O povoado destaca-se como o maior produtor dessa fruta em Minas Gerais e é passagem obrigatória para a Cachoeira da Toca, localizada às margens do Rio Paraopeba.A festa da laranja ocorre em Piedade do Paraopeba, em razão da produção de doces de laranja e a festa do milho que ocorre em Suzana, geralmente no mês de abril.


Baseado em um texto já publicado de Elisa Vignolo Silva; notícias dos Jornais Tribuna e Circuito Notícias e site portal de Brumadinho.