Eleição da Assessoria Técnica de Brumadinho - dia 19/05

Está prevista para o dia 19/05, domingo, entre 8h e 18h, a eleição da entidade sem fins lucrativos que irá representar a população de Brumadinho frente aos desdobramentos do rompimento da barragem da Vale S/A em Brumadinho.

A eleição decorre do processo judicial que tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Belo Horizonte, autos nº 5010709-36.2019.8.13.0024.

Embora não tenha ficado claro quem são os eleitores da assessoria técnica, entende-se que foram reconhecidos como atingidos todos os moradores de Brumadinho (especialmente eleitores) antes do dia 25 de janeiro de 2019, portanto todos eles estão aptos a participar da eleição. 

O local da votação ainda será divulgado, mas tudo indica que será na Quadra de Esportes da sede municipal.


Lista de Entidades Credenciadas para a Região 1 (Município de Brumadinho/MG)

ONG Abrace a Serra da Moeda
Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social – AEDAS
Associação Mineira Das Escolas Família Agrícola –  AMEFA
Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais
Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas – FONASC-CBH
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais -
IPEAD
Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania
Instituto Guaicuy
Instituto Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Sustentabilidade – Instituto Sustentar
Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - INSEA
Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens - NACAB

A ONG Abrace a Serra da Moeda tem atuação em Brumadinho antes do dia 25 de janeiro de 2019 e é parceira de diversos segmentos sociais locais, como associações comunitárias, de defesa do meio ambiente, culturais e de turismo. Tem como objetivo o fortalecimento do protagonismo local e a autonomia das comunidades efetivamente atingidas por grandes empreendimentos.
No plano de ação para a assessoria técnica independente às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, pretendemos atuar nos eixos técnico, jurídico, socioeconômico e de comunicação, tendo como objetivo principal a reparação integral dos danos individuais e coletivos, assim como trabalhar para uma mudança gradativa da matriz econômica do Município, em parceira com instituições e técnicos qualificados, tendo como fundamento o fortalecimento e autonomia das comunidades atingidas e atores e segmentos locais.

Unidos podemos reconstruir Brumadinho!