Mais uma tragédia em Minas Gerais




A ONG Abrace a Serra da Moeda manifesta sua solidariedade às vítimas de mais uma tragédia em Minas Gerais, agora em Brumadinho-MG, consequência desse desenvolvimento econômico irresponsável e insustentável implementado em nosso país.
Há mais de 10 anos a sociedade civil em Minas Gerais reivindica das instâncias administrativas e judiciais que os processos de licenciamento ambiental sejam instrumentos efetivos de garantia de direitos. No entanto, não é bem essa a realidade.
As empresas de grande capital minimizam os custos do empreendimento nos programas de controle ambiental que deveriam monitorar, mitigar e evitar danos semelhantes a esse que vimos nessa terrível tragédia. O poder público submete-se aos interesses do mercado, facilita o licenciamento, confere celeridade, no intuito de incentivar o crescimento econômico, geração de emprego e renda. A sociedade civil muitas vezes grita, mas poucas vezes é ouvida.
É preciso uma mudança de atitude dos órgãos ambientais e um rigor maior na legislação, pois, na prática, o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos tem sido muito mais um instrumento legitimador de atividades poluidoras do que de garantia de um ambiente equilibrado, com sadia qualidade de vida.


Como ajudar: 


Muitos estão consternados ainda com a tragédia mas é preciso encarar de frente e nos organizarmos para tentar ajudar de alguma forma. 

A ONG Abrace a Serra da Moeda está fechando uma  parceira com o programa Polos Cidadania da UFMG, que irá organizar um ponto de apoio aos familiares das vítimas. A proposta da ONG e do Polos-UFMG é oferecer um trabalho de Plantão Psicológico e Sociojurídico  em contextos de tragédias socioambientalistas para as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem. 

Aquele que tiver interesse e disponibilidade para colaborar voluntariamente, gentileza entrar em contato pelo e-mail: abraceaserradamoeda@gmail.com ou por mensagem de What's app no seguinte nº: 31-999642109. 
Vamos reunir na segunda feira, dia 28/01, as 17:30, na sede em Brumadinho. O local ainda será confirmado. Nesse dia organizaremos os trabalhos.




https://www.youtube.com/watch?v=Y91F5zBzsCs