Dia Mundial do Meio Ambiente: temos algo a comemorar?

Às vésperas do Dia Mundial do Meim Ambiente, dia 04/06, o conselho consultivo do Parque do Rola Moça, por 9 votos a 8, permitiu que o IEF concedesse a anuência ao megaprojeto imobiliário, CSUL, que pode comprometer abastecimento de água na Grande BH.

Entenda o conflito

CSul é um empreendimento imobiliário para quase 200 mil pessoas, que pretende ser instalado em Nova Lima, às margens da Serra da Moeda. Embora ainda não tenha estudos prévios e conclusivos acerca da disponibilidade hídrica da região, o Órgão Estadual insiste em pautar o tema e deliberar acerca da viabilidade ambiental do empreendimento.
Trata-se de
Um empreendimento (projeto de especulação imobiliária) que pretende alocar mais de 200 mil pessoas, numa área de 27 milhões de metros quadrados, o que terá demanda de mais de 2.300.000 m3 de água por mês.
A região onde o CSul vai se instalar  é conhecida por ser um dos mais importantes mananciais de abastecimento dos municípios que fazem parte da Grande Belo Horizonte (RMBH), pois a Serra da Moeda é um divisor de águas entre as bacias dos rios das Velhas e Paraopeba.
Mesmo sabendo disso, os responsáveis pelo projeto CSUL pretendem levar adiante um megaprojeto imobiliário, cujos estudos hidrogeológicos prévios não são conclusivos acerca da viabilidade hídrica do empreendimento.
Conforme parecer da Central de Apoio Técnico e Operacional (CEAT) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), emitido em inquérito civil público deflagrado pela ONG Abrace a Serra, há equívocos graves no estudo de disponibilidade hídrica do empreendimento CSul que precisam ser sanados antes da concessão da licença prévia, especialmente com relação ao cenário de demanda hídrica atual e futura, recarga renovável, dano acumulado com outros empreendimentos, como a fábrica da Coca Cola e mineradoras, impactos da impermeabilização em zonas de recarga e os conflitos entre usuários de recursos hídricos.

Licenciamento gera polêmica

O caso vem causando divergências entre os membros dos órgãos ambientais envolvidos e tem sido objeto de preocupação de muitos conselheiros comprometidos com a missão de realmente defender o meio ambiente e recursos hídricos.
Na última reunião, realizada ONTEM, dia 04/06, véspera do dia mundial do meio ambiente, em tensa votação, o empreendimento CSul obteve uma vitória, por 9 votos a 8.
Mais informações:
abraceaserradamoeda.blogspot.com.br

ou

https://www.facebook.com/abraceaserradamoeda/posts/2373925572622910