Monumento Natural da Mãe D'água é ameaçado

O Monumento Natural, que tem apenas 11 dias de existência, vem sofrendo fortes ameaças. Mineradoras, em parceria com outros setores da sociedade de Brumadinho, estão pressionando sistematicamente o prefeito.



Atendendo ao anseio de mais de 10 comunidades de Brumadinho que vivem na encosta da Serra da Moeda e de seu vale e que vem há seis anos lutando pela preservação da Serra da Moeda e sua biodiversidade, o Prefeito do município, Antônio Brandão (PSDB), instituiu, através de decreto, o Monumento Natural da Mãe D'Água: unidade de proteção integral que garante a preservação de mais de 30 nascentes em 500 hectares na montanha.

Contudo, o Monumento Natural, que tem apenas 11 dias de existência, vem sofrendo fortes ameaças. Mineradoras, em parceria com outros setores da sociedade de Brumadinho, estão pressionando sistematicamente o prefeito de Brumadinho para que área protegida seja reduzida de modo a viabilizar seus empreendimentos minerários, incompatíveis com a preservação da Serra. Além disso, a empresa cooptou pessoas nas comunidades do interior que estão disseminando inverdades sobre a zona de amortecimento do monumento natural, que é um zoneamento como aqueles que constam no plano diretor do município, e que não inviabiliza nenhuma atividade.
Como modo de reiterar a necessidade e importância do Monumento para a proteção de nascentes, representantes da ONG Abrace a Serra da Moeda, moradores da encosta da Serra e vale se reuniram sexta feira, dia 08 de março, às 16 horas na Prefeitura de Brumadinho, para defender a manutenção da unidade de conservação, bem como seu adequado manejo e uso. Para Ana Amélia, Presidente da ASMAP e Diretora de Comunicação do Abrace a Serra: "O Monumento é uma importante e legítima conquista das comunidades que querem preservar a água e a vida na Serra e promover o desenvolvimento do turismo local, uma importante via de desenvolvimento que se apoia nas nossas riquezas e belezas naturais e culturais. Não é justo que o poder econômico sobrepuje a vontade popular. E é isso que viemos falar ao Prefeito: que ele conserve o Monumento da Mãe D'Água para que a gente conserve a nossa Serra para nós e as futuras gerações".