NOTA DE ESCLARECIMENTO


NOTA DE ESCLARECIMENTO

MONUMENTO NATURAL CRIADO PELA PREFEITURA NÃO PROTEGE A ÁGUA E A SERRA DA MOEDA

No dia 6 de agosto a Prefeitura de Brumadinho baixou decreto que supostamente institui o Monumento Natural da Mão D’ água, no trecho Serrinha da Serra da Moeda, em área distante da bacia de captação de água da nascente Mãe D’ água.
O Decreto leva o mesmo nome do projeto de lei proposto pelas comunidades (“Mãe D’Água”), entretanto são propostas ABSOLUTAMENTE DIFERENTES. O Monumento instituído pela Prefeitura, além de NÃO PROTEGER AS NASCENTES que abastecem a região, PRINCIPALMENTE A MÃE D'ÁGUA, e NÃO atender aos anseios da população, tem legalidade questionável.
Isso porque não cumpriu alguns dos requisitos elementares à sua criação, como a necessidade de estudo técnico que justifique os limites mais adequados do Monumento Natural, conforme lei específica e jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Tal estudo técnico definiria também a zona de amortecimento coerente, uma vez que a faixa de terreno que margeia a unidade, por determinação legal, deve contornar a unidade. Isso não aconteceu no Decreto Municipal que somente considerou a vertente sudeste da montanha como área de amortecimento, demonstrando a intenção do Poder Público em resguardar os interesses da mineradora Ferrous, localizada na vertente norte e noroeste, em prejuízo da população local, que sofrerá sérios e irreversíveis danos com os impactos decorrentes da atividade de mineração, já conhecidos pela população.
Em resumo, o Decreto ora assinado NÃO CUMPRE o objetivo a que se propôs, o de proteger o importante manancial Mãe D´Água. Seu traçado protege o projeto de mineração e não as nascentes.
Questionado pela ONG Abrace a Serra, o Governo Municipal confirmou que “os limites do monumento natural criado pelo Prefeito foram acordados com a mineradora Ferrous Resources do Brasil”, de modo a não prejudicar seus interesses econômicos.
A ONG Abrace a Serra da Moeda, organização sem vinculação partidária e que reúne mais de vinte comunidades contrárias ao projeto de mineração na Serra da Moeda, classificou o Monumento do Prefeito com fins eleitoreiro e está à disposição para maiores questionamentos.
Mais informações neste blog.