Denúncia: Showmício com patrocínio da Ferrous Resources do Brasil‏


Comunicamos que a mineradora Ferrous Resources do Brasil, através da iniciativa “Vale das Conquistas”, vem promovendo nas comunidades de Brumadinho evento denominado “Mercado Experimental do Vale das Conquistas”, com o único objetivo de conseguir "provas" para o licenciamento ambiental da mina Serrinha. A empresa precisa comprovar que as comunidades estão de acordo com seu empreendimento na parte socioeconômica do licenciamento ambiental, o que não é verdade, como sabemos.
Esse evento que, aparentemente, é para fomentar o turismo, na verdade, é uma estratégia para encaminhar o ambicioso projeto de mineração, o qual irá secar mais de 50 nascentes da Serra da Moeda, comprometendo o abastecimento de água na região, além da recarga hídrica do Rio Paraopeba e Região Metropolitana de Belo Horizonte, sem mencionar os impactos sobre a fauna, flora, ar, qualidade de vida, economia e o próprio turismo local.
No sábado, dia 04 de agosto, integrantes do movimento Abrace a Serra da Moeda estiveram no local do evento para manifestarem seu posicionamento contrário à implantação da mina Serrinha. Montamos as faixas e distribuímos panfletos informativos do lado de fora do evento, pois funcionários da Ferrous e, inacreditavelmente, da Prefeitura de Brumadinho vieram nos comunicar que não poderíamos entrar no evento com nosso material.
Em seguida, começaram a chegar muitos carros cobertos de adesivos do Neném da Asa, candidato a reeleição da Prefeitura de Brumadinho, dentre funcionários da Prefeitura, Secretária de Educação, Obras, Governo, o próprio Prefeito Neném e seu candidato a vice. . Havia faixas e cartazes associando o nome da Ferrousà Prefeitura, inclusive uma vaca enorme com o nome do Neném e o vice. Houve um verdadeiro showmício, o que é proibido. O Prefeito Neném era, por diversas vezes, citado no microfone e inacreditavelmente, a Prefeitura agradeceu a Ferrous - deve ser por pretender destruir nossa região, a exemplo de Tijuco e Córrego do Feijão, mas, em contrapartida, patrocinar generosamente sua campanha política.
Enfim, há uma imensa revolta que hoje aflige as comunidades, que tem consciência sobre os impactos de mais essa mineradora em Brumadinho, que, agora, claramente, tem como parceiro aquele que, em tese, deveria defender os interesses do povo de Brumadinho e futuras gerações, e não os interesses de uma “elite” econômica que tenta se beneficiar desse sistema eleitoral perverso.
Ferrous, vamos conversar sobre a mineração e seus impactos, ao invés de tentar enganar as comunidades e órgãos ambientais com essa pseudo iniciativa de turismo? Ou, por acaso, vocês mudaram sua atividade econômica?
Prefeito, não temos palavras para descrever a decepção e vergonha que você representa para o povo de Brumadinho. Pagando bem, que mal tem, não é?