ONG Abrace a Serra da Moeda Organiza Abraço Gigante


Nona edição do abraço à Serra da Moeda reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo organizadores

          A nona edição do projeto Abrace a Serra da Moeda, organizado pela ONG de mesmo nome, que desde 2008 trabalha em defesa das nascentes localizadas na Serra da Moeda, realizou, no dia 21/04/2016, o abraço simbólico no Topo do Mundo, ponto alto da serra, localizada no município de Brumadinho, Região Metropolitana de Minas Gerais.
          O evento reuniu comunidades da região, moradores, sitiantes, turistas, ambientalistas e esportistas. Autoridades também tiveram presentes, a exemplo do Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
          Todos juntos de mãos dadas formaram um grande cordão humano na Serra da Moeda. O objetivo da ONG é defender mais de 30 Nascentes na região, contidas no Monumento Natural Municipal da Mãe D'água, que servem de abastecimento de cerca de 10 mil famílias na encosta da Serra e recarga hídrica da bacia hidrográfica do Rio Paraopeba, que abastece a Grande BH, e sofrem com a exploração mineral.
          Segundo a advogada da ONG, Beatriz Vignolo, a mineração, mesmo sem acidentes, é causadora de grandes impactos, principalmente para os recursos hídricos da região, como as nascentes que abastecem as comunidades. Com o rebaixamento do lenço freático, em médio prazo, as nascentes ficam secas. ‘’Não somos contra a mineração. Nós gostaríamos que no Brasil fosse feita uma mineração de primeiro mundo.  Nosso pleito é para que se faça uma mineração sustentável realmente. No caso específico do monumento natural da Mãe D’água, queremos proteger integralmente, porque as comunidades dependem diretamente da água que sai dessa Serra’, diz.’
          Para o próximo evento, Beatriz afirma que  apesar das expectativas da nona edição do evento terem sido alcançadas, a ONG voltará com mais força em 2017. ‘’Terminamos um evento pensando no trabalho do ano seguinte. Vamos fazer o abraço de 2017 e esperamos a adesão de mais pessoas", diz.
         
Sobre a ONG

          A ONG Abrace a Serra da Moeda desde 2008 trabalha em defesa das nascentes localizadas na Serra da Moeda. Inicialmente como movimento popular, constitucionalizou-se em associação civil em 2011. 
Responsável pelo abraço à Serra da Moeda, protesto realizado anualmente desde 2008, a ONG tem se destacado pela defesa das águas e serras de Minas Gerais.

          Diante de uma economia em crise, com baixa arrecadação de tributos, queda no preço do minério, desemprego e inflação crescentes, as preocupações com o meio ambiente e recursos hídricos passaram a ser secundárias para os órgãos públicos. O furor arrecadatório do Estado, agravado pela crise econômica, coloca em risco a segurança do povo mineiro, conferindo um caráter exclusivamente político-econômico a um tema que envolve a sobrevivência das pessoas.