3º Limpe a Serra da Moeda


Mutirão pela limpeza da Serra da Moeda acontece pelo terceiro ano consecutivo

Data: 03/08/2014, às 9h

Concentração:  Rampa de decolagem do Topo do Mundo, Serra da Moeda, Brumadinho (após a Lagoa dos ingleses).


Mobilizados para a proteção da Serra da Moeda, moradores de diversas comunidades da Serra da Moeda, esportistas e ambientalistas se reunirão neste domingo, 3 de agosto, para um ato em defesa da montanha e do vale. Acontece, a partir de 9 horas, na rampa de voo livre Topo do Mundo, o 3º Limpe a Serra da Moeda, um grande mutirão promovido pela ONG Abrace a Serra da Moeda para limpar a montanha do lixo e chamar atenção para a necessidade de preservação do local.

Neste terceiro ano de sua realização, os participantes estão preocupados com o perigo representado pelo acúmulo de lixo pela mata e ao longo da estrada, que potencializa a deflagração de incêndios, lamentavelmente tão comuns neste período de estiagem. Além disso, querem chamar a atenção para os riscos ao patrimônio natural e hídrico trazidos pela expansão da atividade mineradora na região.

Na última edição do Limpe a Serra foram recolhidos mais de 2000 litros de lixo, que se misturavam aos exemplares de bromélias, canelas-de-ema, orquídeas e outros raros exemplares da flora da região.  

Além de contribuir para a despoluição da Serra da Moeda, a iniciativa busca reivindicar a criação do Monumento Natural Estadual da Mãe D’Água, que hoje tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a manutenção do perímetro original do monumento natural criado pela Prefeitura de Brumadinho em 2013, que teve seus limites consideravelmente diminuídos em função da pressão das mineradoras. A ONG Abrace a Serra da Moeda reclama, também, a imediata elaboração do Plano de Manejo desta unidade de conservação municipal.


O Projeto de Lei Estadual que cria Monumento Natural da Mãe D´água


No último mês, o Projeto de Lei Estadual nº: 1.630/2011 de autoria do Deputado Rogério Correia foi unido ao PL nº; 1891/2011, de autoria do deputado André Quintão, também de proteção da área e ambos preveem uma proteção integral de 820 hectares na montanha, preservando nascentes existentes na região, além da fauna e flora que somente existem naquele ecossistema. No dia 23 de junho, o relator da Comissão de Meio Ambiente, deputado Célio Moreira (PSDB), apresentou projeto substitutivo que integra a Serra da Calçada ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça e cria o monumento natural Mãe D'Água, na Serra da Moeda.

Tanto a ONG Abrace a Serra da Moeda quanto a ArcaAmaserra, que luta em defesa da Serra da Calçada, apresentaram ressalvas ao substitutivo, para que estas unidades de conservação cumpram, efetivamente, os objetivos para os quais serão criadas. No caso da Serra da Moeda, o monumento natural visa proteger, especialmente, a bacia de captação de nascente Mãe D’Água, responsável por abastecer mais de dez mil famílias. Emendas, feitas a partir das reivindicações da sociedade civil, foram apresentadas em plenário e o projeto retornou pra nova votação na Comissão de Meio Ambiente.

A expectativa é que sejam aprovadas as emendas propostas pela sociedade civil que efetivamente garantem a proteção integral da nascente Mãe D’água.