Abraço simbólico em defesa da Serra da Moeda reúne 8 mil pessoas



Cerca de 8 mil pessoas, entre moradores e amantes da natureza, participaram na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, de um abraço simbólico à Serra da Moeda, localizada no município de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mobilização teve o objetivo de reivindicar o reestabelecimento do Monumento Natural Municipal Mãe D’água como foi criado pela prefeitura de Brumadinho no ano passado, preservando 500 hectares de extensão da montanha e 31 nascentes, mas que teve sua área reduzida significativamente em função da pressão das mineradoras.

 Organizado pela ONG Abrace a Serra da Moeda, o movimento reuniu a comunidade, ambientalistas, sitiantes, esportistas, visitantes e representantes de dez organizações não governamentais. A apresentação de grupos culturais locais, como os de Congado e Moçambique, marcou a abertura do evento e, logo após, um grande abraço simbólico coloriu de branco o cume da montanha, na Serra da Moeda.

A data escolhida para o abraço, dia 21 de abril, Feriado de Tiradentes, resgata a história e o movimento de resistência dos mineiros contra a exploração de seus recursos naturais, tal como fizeram os Inconfidentes. “O abraço à Serra da Moeda é um exemplo de como a luta ambiental vem se fortalecendo em Minas Gerais e demonstra a organização da sociedade para preservar o meio ambiente”, explica Ana Amélia Lage Martins, vice-presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda.

“Reunimos aqui pessoas de Moeda, Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima, Ibirité e moradores de outros municípios para mostrar que as comunidades não podem ser exploradas. A sociedade mineira está atenta e mobilizada para enfrentar os projetos das mineradoras no Estado”, afirma Beatriz Vignolo, conselheira da ONG Abrace a Serra da Moeda. Segundo a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), que compareceu ao evento, o abraço de 21 de abril se transformou no mais importante movimento ambientalista de Minas. “A força do movimento é que ele nasceu da comunidade, mas tem foco e organização e isto é uma demonstração de sua força. Defender as condições ambientais de existência deve ser a bandeira de todos”, afirma Jô Moraes.

 Iniciado em 2008, o movimento em defesa da Serra da Moeda tem conseguido impedir a retomada da mineração na Mina Serrinha e impulsionar a criação de áreas de preservação municipal e estadual. Este ano, a mobilização também estimulou a realização de outros abraços às serras, parques e lagoas de Minas. Várias ações similares estão programadas com a participação da comunidade para defender a preservação das serras, parques e águas mineiras como a Estação Ecológica de Fechos/Nova Lima (21/4, Posto de polícia em frente à Estação), Parque Lagoa Seca (26/4, Praça JK), a Serra da Calçada (27/4, Portaria do Monumento, ao lado do Retiro das Pedras), Corredor Ecológico do Mutuca (18/5, Portaria dos Condomínios) e Lagoa dos Ingleses (7/6), que também receberão um abraço simbólico.

 História

Localizada a 25 quilômetros de Belo Horizonte, a Serra da Moeda, que se estende por oito municípios, tem 1500 metros de altitude, abriga inúmeras nascentes e uma vasta biodiversidade. A vertente de Brumadinho, onde se realizou o abraço simbólico, vem se firmando também como um dos destinos turísticos mais atraentes nas proximidades da capital mineira. A beleza cênica, altitude, relevo e a condição climática tornaram o espaço ideal para a prática de esportes outdoor, como voo livre, mountain bike, cavalgadas, caminhadas e a gastronomia local transformou-se em outro grande atrativo turístico.

A preservação do patrimônio natural, histórico e cultural da Serra da Moeda está ameaçada, contudo, pelas atividades de mineração planejadas para a região. Um projeto de reativação da Mina da Serrinha, localizada em Piedade do Paraopeba, pretendido pela empresa Ferrous Resources do Brasil, provocará o rebaixamento do lençol freático e a diminuição do fluxo de água nos córregos locais, já que a sua pretensão é cavar 400 metros de profundidade na terra.

Além disso, estudos técnicos demonstram que a mineração trará a degradação da paisagem, instabilidade da encosta da Serra, poluição sonora, crescimento urbano desordenado, emissão de poeira e colocará em risco a sobrevivência de espécies de flora endêmicas e de fauna ameaçadas de extinção. O empreendimento afetará também, especialmente, a vida de pessoas de comunidades do vale da Serra, vislumbradas pela empresa para receber instalações de alto impacto ambiental, como pilhas de estéril, bacia de rejeitos, usina de beneficiamento e mineroduto.

Para impedir estes danos, a ONG Abrace a Serra da Moeda defende a manutenção do Monumento Natural Municipal Mãe D’água e a instituição da unidade no âmbito estadual, cujo objetivo é preservar uma área responsável pelo abastecimento de água de aproximadamente 10 mil famílias localizadas em Brumadinho, Moeda e Belo Horizonte. O Monumento foi criado pela Prefeitura de Brumadinho em 2012. O atual prefeito, Antônio Brandão (PSDB), publicou em março de 2013 um Decreto (059/2013) ampliando a área de preservação do Monumento para 500 hectares. Três meses depois, em maio de 2013, o prefeito “despreservou” a área que havia criado, decepcionando moradores e ambientalistas.

A “despreservação” da área está sendo investigada pelo Ministério Público de Minas Gerais, que apura a possível relação entre a concessão de um patrocínio feito pela empresa Ferrous Resources do Brasil a evento da Prefeitura e a revogação do Decreto Municipal que ampliou a unidade de preservação do Monumento Mãe D’água. Além disso, a revogação do monumento somente poderia ter sido por lei votada na câmara municipal de Brumadinho, mas o prefeito, ignorando a lei federal, publicou na marra um decreto visando garantir os interesses da mineradora.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um projeto de autoria do deputado Rogério Correia (PT), cria o Monumento Natural Estadual Mãe D’água na Serra da Moeda. O projeto, que já teve a constitucionalidade garantida pela Comissão de Constituição e Justiça da casa, está parado na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia aguardando discussão há dois anos.

Os ambientalistas da ONG Abrace a Serra da Moeda entendem ser vital a manutenção do Monumento Mãe D’água para a preservação da Serra e seus mananciais.

 Repercussão na Imprensa Mineira

 O Abraço simbólico à Serra da Moeda teve repercussão nos principais veículos de impressa de Minas Gerais, destacamos:

·                 Rede Globo, MGTV 1ª e 2ª edição:

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/04/moradores-de-brumadinho-dao-abraco-simbolico-na-serra-da-moeda.html


·                 Jornal Estado de Minas:

Link:http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/04/21/interna_gerais,521177/abraco-a-serra-da-moeda-reune-multidao-em-apoio-a-protecao-de-nascentes-em-brumadinho.shtml#.U1Ygk-k9NQ8.facebook

·                 Jornal Hoje em Dia no Caderno Minas e Coluna de Opinião:

Link: http://www.hojeemdia.com.br/minas/centenas-de-pessoas-cobram-intervenc-o-na-serra-da-moeda-1.236273

·                 Jornal O Tempo:

Link: http://www.otempo.com.br/cidades/abra%C3%A7o-simb%C3%B3lico-re%C3%BAne-10-mil-pessoas-na-serra-da-moeda-1.826474?fb_action_ids=460521890750856&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

·                 Rádio Itatiaia:


·                 Rádio CBN:


·                 Rádio Band News;

·                 Rádio Inconfidentes.