2º Limpe a Serra da Moeda


2º Limpe a Serra da Moeda

Mutirão pela limpeza da Serra da Moeda acontece pelo segundo ano consecutivo

Além de contribuir para a despoluição da Serra da Moeda, a iniciativa busca chamar a atenção das autoridades para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei Estadual que cria o Monumento Natural da Serrinha (Mãe D’água) na Serra da Moeda que, no dia 10 de julho, a partir das 10 horas, deve ser votado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça. 



Mais uma vez mobilizados pela proteção da Serra da Moeda, moradores de diversas comunidades da encosta, condôminos, empresários e ambientalistas se reunirão no dia 8 de julho para um ato em defesa da montanha e do vale. Acontece neste dia, a partir de 9 horas, na rampa de decolagem do Topo do Mundo, o 2º Limpe a Serra da Moeda, um grande mutirão para limpar a montanha do lixo que, lamentavelmente, acumula nas margens da estrada que dá acesso ao Vale do Paraopeba.

Em 2011, quando foi realizada pela primeira vez, foram recolhidos mais de 2.000 litros de lixo, que se misturavam aos exemplares de bromélias, canelas-de-ema, orquídeas e outras raras espécies da flora da região.  

Além de contribuir para a despoluição da Serra da Moeda, a iniciativa busca chamar a atenção das autoridades para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei Estadual que cria o Monumento Natural da Serrinha (Mãe D’ água) na Serra da Moeda que, no dia 10 de julho, a partir das 10 horas, deve ser votado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto de lei estadual 1.630/11, de autoria do deputado Rogério Correia, prevê a proteção integral de 500 hectares na montanha, preservando quase 50 nascentes existentes na região, que servem de reserva hídrica para a Região Metrpolitana de Belo Horizonte, além da fauna ameaçada de extinção e flora que somente existem naquele ecossistema (campos rupestres, ecossistema ameaçado – hotspot de biodiversidade.

Em abril deste ano, a ONG Abrace a Serra da Moeda reuniu 7 mil pessoas na rampa de decolagem de voo livre para um abraço simbólico a montanha, ato que há cinco anos luta pela proteção da Serra da Moeda e seu vale, hoje ameaçados com a expansão da mineração, e pleiteia a criação do Monumento Natural  na Serra da Moeda. 



2º Limpe a Serra da Moeda

Data: Domingo, às 9h., dia 08 de julho de 2012.

Local: Rampa de decolagem do Topo do Mundo, Serra da Moeda