PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DÃO GOLPE NA SERRA DA MOEDA E COMUNIDADES SE REUNIEM EM PASSEATA AMANHÃ, QUINTA FEIRA, DIA 22 DE DEZEMBRO



A ONG Abrace a Serra da Moeda e líderes comunitários de Brumadinho farão uma passeata amanhã, dia 22 de dezembro, a partir das 14 horas, na sede do Município, reivindicando o imediato agendamento de reunião extraordinária este ano para discussão e votação do projeto de lei que cria o Monumento Natural da Mãe D’Água (Serrinha), na Serra da Moeda.
Em 15 de dezembro de 2011, quinta feira, as comunidades compareceram àquela que seria a última sessão ordinária de 2011 da Câmara Municipal de Brumadinho para pleitear a discussão e votação do projeto do Monumento Natural (Proj. de Lei nº: 28/2011).
Centenas de pessoas acompanharam a reunião legislativa, representando mais de 60 mil assinaturas reunidas de defensores da preservação da região, sob ameaça. Durante a reunião, os parlamentares agendaram nova reunião designada para dia 19 de dezembro de 2011, anteontem, quando seria votado o projeto do Monumento Natural da Mãe D’Água. Na ocasião, cerca de 200 pessoas voltaram a lotar a Câmara de Brumadinho. Diante da manifestação da maior parte dos vereadores, que declararam intenção de aprovar o projeto, surge um pedido de vista não motivado, do Vereador Zezé do Picolé (Partido Verde), adiando, em princípio, a votação do projeto para quinta feira, amanhã, dia 22, às 17 horas.
Ocorre, entretanto, que ontem, terça feira, às 17 horas as comunidades de Brumadinho foram surpreendidas com um comunicado da Presidência da Câmara que cancelou tanto a reunião a ser realizada amanhã, dia 22, quanto a reunião realizada na segunda feira, dia 19, ambas designadas para votar do projeto do Monumento Natural da Mãe D’Água.
O Vereador Zezé do Picolé (Partido Verde) solicitou ao Presidente da Câmara, Leônidas Maciel (PMDB), o cancelamento da reunião de segunda, dia 19-12, o que foi deferido. O Ver. Leônidas, por sua vez, também cancelou a reunião agendada para amanhã, dia 22, sem qualquer justificativa. A sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 15 de dezembro, que deliberou a designação de reunião extraordinária, é uma solenidade pública, logo suas deliberações deveriam ser respeitadas, por afetarem os trabalhos dos vereadores e os direitos da população envolvida.
As comunidades estão indignadas e, como protesto, realizarão amanhã, dia 22 de dezembro, a partir das 14 horas, PASSEATA EM BRUMADINHO em defesa do Monumento Natural Mãe D’Água, reivindicando o agendamento de reunião extraordinária para ainda este ano para discussão e votação do projeto de lei que cria o Monumento, pois esse é um compromisso assumido publicamente pelo Prefeito de  Brumadinho, Avimar Barcelos (Nenem da Asa – Partido Verde) e TODOS os vereadores o Município.
O projeto reivindicado pela população pretende proteger uma área de aproximadamente 500 hectares na Serra da Moeda (8 km de Serra, contados da crista da montanha), área onde estão localizadas mais de 100 nascentes de água que contribuem para o abastecimento de Brumadinho e RMBH, além do exuberante cenário natural e turístico que está ameaçado pela exploração mineral e imobiliária.
A ONG Abrace a Serra da Moeda, com o apoio de entidades e pessoas do Município, disponibilizará transporte gratuito.
Participe da passeata amanhã, a partir das 14 horas.
Haverá transporte gratuito – ida e volta!
Saída
Local:
Trajeto
13 horas
Portaria 2 Retiro do Chalé
Córrego Ferreira, Palhano, Marques, Aranha, Melo Franco e Sede de Brumadinho
13 horas
Marinhos
Colégio, Sapé e Rodrigues, Aranha e Sede de Brumadinho
13 horas
Toca
Maricota e Sede de Brumadinho