No dia 9 de julho de 2010, o Ministério Público de Minas Gerais celebrou acordo com  a mineradora  que vem explorando a área do Pico de Itabirito que garante a recuperação ambiental e paisagística de sua área de tombamento. Outra conquista, nessa primeira quinzena de julho, foi a suspensão da Autorização Ambiental de Funcionamento (AFF) da empresa mineradora que pretende atuar na Serra da Piedade, em Caeté. O MP fez uma recomendação de suspensão da AAF ao governo estadual, já que a área está no entorno de uma unidade de conservação de proteção integral, o que é vedado pela própria Lei estadual. A empresa somente poderá operar se ultrapassar os trâmites do licenciamento ambiental, conforme determina legislação federal e Constituição.
 As Autorizações de Funcionamento – AAF’s representam a possibilidade, permitida pela legislação estadual, de empresas iniciarem a execução de seus empreendimentos sem necessidade de percorrer todo o trâmite do licenciamento ambiental federal. No caso em questão, o governo teve que acatar a recomendação do Ministério Público, já que não podem ser expedidas AAFs em áreas do entorno de unidades de conservação de proteção integral.
 A legislação estadual, ao permitir a mineração através de AAF’s, defende os interesses das grandes empresas de exploração mineral em detrimento do meio ambiente ecologicamente equilibrado e integridade sócio-cultural. 
 Mais as informações sobre as notícias no site do Ministério Público de Minas Gerais.